The rest of my time will be more productive if you give me my workout time.
- BARACK OBAMA
Os Estados Unidos da América são um país onde o esporte é a espinha dorsal. Em um país extremamente competitivo, eles investem e premiam os melhore atletas com dinheiro, fama e educação. Os atletas tem características na personalidade que forma o composto que eles mais admiram como: competitividade, garra, disciplina, concentração e objetivo.
As Universidades americanas investem muito em atletas, pois são eles que levam o nome da universidade para o topo, eles são os responsáveis por colocar o nome da universidade em evidência e em um lugar ao sol onde normalmente não chegaria.
Por tal razão as universidades investem muito para que cada vez mais atletas, em diversas modalidades, se destaquem em campeonatos e jogos. O retorno financeiro também é incrivelmente estimulantes para a universidade, uma vez que por parte da Universidade investem em “scholarship” (bolsa de estudos) e a infra estrutura de treinos eles já possuem. Se caso esse profissional desponte o nome da universidade e o valor desse atleta pode multiplicar por muitas vezes. Além disso há uma cultura de gratidão pela formação do atleta, portanto, ele retribuirá através de endowment (doação) para a universidade.
É um negócio bem lucrativo pois mistura educação e esportes.
No estados da Flórida, um dos esportes que mais cresce é o futebol. E os brasileiros tem percebido, um dos maiores empresários do Brasil, Flavio Augusto (Fundador da escola de inglês WISE UP) comprou um time de futebol, o Orlando City, segundo ele, com a intenção de decolar o futebol no pais, isso foi a 3 anos atrás e hoje o futebol já é uma realidade no pais.
Outros brasileiros que tem olhado para o esporte é o Carlos Wizard, ex dona do grupo de escolas Wizard junto com o ex jogador de futebol Ronaldo, o fenômeno. Eles criaram uma franquia de jogadores de futebol onde preparam os futuros craques de futebol, nos EUA estão em Fort Lauderdale, Boca Raton e Salt Lake City
As universidades da Flórida como FIU e UCF são de fácil aderência para os brasileiros que querem fazer uma graduação nos Estados Unidos, principalmente nos cursos de Engenharia, Hospitalidade e Administração.
A UCF oferece o programa Global UCF, formatado para estudantes internacionais que fizeram o Colegial no Brasil e vão estudar nos EUA. Ele tem dois anos de duração tem acompanhamento dos recrutadores que conseguem acompanhar passo a passo a adaptação do estudante enquanto ele curso a universidade. Isso ajuda muito e diminui muito o número de estudantes que desistem da universidade no meio do caminho.
Um grande abraço
Ronaldo Aizawa