Como Funciona o Sistema de Community College nos Estados Unidos?

Os Community Colleges já foram uma exclusividade dos Estados Unidos, mas hoje já estão presentes em diversos outros países. Eles são uma forma de educação pós-secundária, ou seja, depois do Ensino Médio (High School nos Estados Unidos).

O que é um Community College?

O Community College é uma instituição de ensino não-residencial (os estudantes não moram no Campus) que oferece cursos a pessoas que vivem em uma determinada área. São cursos de dois anos de duração que oferecem também preparação para que o estudante possa se transferir para um programa de graduação de quatro anos em uma universidade ou faculdade.

Além disso, os Community Colleges oferecem cursos em habilidades específicas necessárias no mercado de trabalho e cursos extras (que não valem créditos no programa) de diversas habilidades e de Inglês como língua estrangeira.  Além disso, programas culturais e de integração com a comunidade também são oferecidos.

O que um Community College tem a oferecer ao estudante?

A primeira vantagem do Community College é financeira. Eles são bem mais baratos que uma universidade. Além disso, eles oferecem uma vasta gama de programas que podem preparar o estudante para uma carreira ou para a transferência para uma universidade ou faculdade. Eles oferecem os primeiros dois anos de um curso universitário e, portanto, são uma oportunidade de o estudante experimentar a faculdade e decidir que carreira quer seguir. Além disso, oferecem programas para preparação imediata para o mercado de trabalho, oferecendo cursos focados em habilidades necessárias dentro da comunidade em que estão localizados.

Muitos têm também parcerias com agências e com a indústria para desenvolver programas de treinamento que sejam relevantes para o estudante e para o negócio, oferecendo ao estudante uma oportunidade de treinamento em uma indústria real que pode, até mesmo, levar a uma vaga de emprego.

Além disso, os Community Colleges oferecem ao estudante flexibilidade e salas de aulas com menos estudantes se comparados a uma universidade, o que garante uma atenção mais individual ao estudante.

Como ser admitido em um Community College?

Cada Community College tem um sistema e regras próprios para estudantes internacionais. Para informações, entre em contato diretamente com o Departamento de Estudantes Internacionais (International Students Office) do Community College que você deseja frequentar e cheque os requerimentos;

Como funciona a transferência para uma universidade?

É bastante comum as universidades aceitarem transferências de estudantes vindos de um Community College. Para realizar a transferência, existem até mesmo acordos entre Community Colleges e universidades que tornam o processo mais fácil para o estudante. Mas mesmo que não exista um acordo entre seu Community College e a universidade que deseja frequentar, é possível realizar a transferência.

A transferência de crédito também é possível. Em geral, as universidades aceitam módulos cursados em um Community College como crédito para transferência, mas é necessário que o curso em questão seja nível 100 ou maior para que ele seja considerado para transferência. A universidade irá então determinar de que maneira esses cursos podem ser aplicados a nível universitário.

Resumindo:

O Community College é uma oportunidade de fazer um curso pós-secundário com duração de dois anos para entrada imediata no mercado de trabalho, através de um curso que ofereça um Associate Degree ou um Certificate, ou para transferência para um curso de quatro anos de uma universidade ou faculdade. É uma opção mais barata e de acesso mais fácil, além de oferecer ao estudante flexibilidade e atenção mais individualizada através de salas de aula com menor número de estudantes. É também uma oportunidade de experimentar a educação superior e decidir que carreira seguir.

Michele Aki

Mi
Tendo uma forte identificação com a língua inglesa desde cedo, Michele Aki, recebeu sua primeira Certificação da Universidade de Cambridge aos 16 anos de idade. Teve sua primeira experiência como intercambista cultural ao viajar para a Inglaterra, França e Itália.
Devido ao seu forte perfil internacional, iniciou seus estudos acadêmicos no Santa Monica College, Califórnia, onde então adquiriu um conhecimento mais sólido sobre o sistema educacional Americano. Foi admitida por diversas Universidades “top-tier” dos EUA, incluindo a prestigiosa University of California em Berkeley, optando no entanto, pela ensolarada e vibrante cidade de Miami – Florida, onde obteve seu “Double major” em Comunicação e Psicologia pela University of Miami,em Coral Gables.